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Comissão Própria de Avaliação Institucional


1. O que é a avaliação institucional?

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:
» À melhoria da qualidade da educação superior.
» À orientação da expansão da sua oferta.
» Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
» Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito.
» À diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

1.1 A Avaliação Institucional subdivide-se em três modalidades:

» AUTOAVALIAÇÃO: Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional do CONAES.
» AVALIAÇÃO EXTERNA: Realizada por Comissões designadas pelo INEP. Tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa se orienta por uma visão multidimensional, buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
» PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO NO ENADE

1.2 Por que participar da avaliação institucional?

Para:
» Assegurar a voz e a vez de todos os segmentos da comunidade acadêmica da Instituição (alunos, professores, funcionários, ex-alunos e sociedade civil).
» Aumentar as relações entre os diversos atores institucionais.
» Fortalecer a construção democrática da Instituição.

1.3 Por que avaliar?

Para:
» Levantar a situação organizacional da instituição.
» Analisar as atividades e as finalidades cumpridas pela instituição.
» Aprimorar a capacidade profissional do corpo docente e do corpo técnico-administrativo.
» Identificar limitações e promover soluções.
» Permitir a melhoria do processo ensino aprendizagem, do desempenho acadêmico e dos serviços prestados pelos diversos setores da instituição.
» Aumentar a contribuição social e científica da IES.
» Reforçar o compromisso ético com a sociedade.
» Corrigir e aprimorar os projetos pedagógicos.
» Auxiliar a tomada de decisões para planejamento estratégico da Instituição.

1.4 Quem avaliar?

» Alunos.
» Professores.
» Funcionários técnico-administrativos.
» Egressos.
» Segmentos da sociedade.

1.5 Como avaliar?

» Questionários com questões objetivas (on-line).
» Questionários com questões abertas e respostas escritas.
» Entrevistas.
» Análise documental.
» Outros.

2. CONHECER PARA MELHORAR

O IPTAN – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES vem tecendo um olhar crítico sobre sua realidade para a melhorar a qualidade do ensino e alcançar maior relevância social.
A Avaliação Institucional é um processo importante que permite uma visão abrangente da nossa Instituição com análises, críticas e sugestões.
A coordenação do processo de avaliação interna é conduzida e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA que é composta pelos seguintes membros:

Bárbara Fabrícia da Silva – Coordenadora da CPA e representante docente.
Ericsson da Silva – Representante docente.
Fabíola de Oliveira Alvarenga – Representante técnico-administrativa.
Fernanda Joyce da Costa – Representante técnico-administrativa.
Bruno Luiz Maciel – Representante discente.
Erica Acosta Plak – Representante discente.
Maria do Carmo Santos Neta – Representante da sociedade civil organizada.
Sebastião Raimundo de Carvalho - Representante da sociedade civil organizada.

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Horário
  • De segunda à sexta de
    08h às 21h

Contato
  • Telefone: 3379-2725
    ramal 202

  • E-mail: cpa@iptan.edu.br