SERVIÇOS ONLINE

É oficial, agora o IPTAN é Centro Universitário!

É com muita alegria que partilharmos os bons frutos colhidos hoje de um plantio que se iniciou há dezessete anos, ao anunciarmos aos nossos prezados alunos e a comunidade acadêmica que o IPTAN agora passa a ser chamado Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN.

Foi publicada hoje, quarta-feira 26 de julho de 2017, no Diário Oficial da União, a portaria que credencia o IPTAN como Centro Universitário e esta é com certeza uma grande conquista para São João del-Rei e região.

Existem três categorias de instituições de ensino superior no Brasil: Faculdade ou Instituto, Centro Universitário e Universidade. Saiba quais são as principais diferenças entre elas.

Em relação à Faculdade ou Instituto, um Centro Universitário apresenta algumas diferenças, dentre as quais podemos destacar:

  • • Autonomia para criação de novos cursos superiores;
  • • Autonomia para registro dos diplomas dos egressos de seus cursos, podendo diminuir o tempo necessário nesse processo após a conclusão do curso pelo aluno;
  • • Autonomia para registro de diplomas de outras instituições;
  • • Maior ênfase nas atividades de extensão à comunidade;
  • • Ênfase na pós-graduação "lato sensu" (Especialização) e "stricto sensu" (Mestrado e Doutorado).

Em termos numéricos, é bem menor a quantidade de centros universitários no Brasil em comparação com o de faculdades/institutos e universidades. Isso porque poucas faculdades ou institutos investem em extensão e pesquisa para se transformarem em centros universitários.

Os Centros Universitários estão acima das faculdades, suas avaliações são mais rígidas e precisam comprovar maior investimentos e resultados em ensino, pesquisa e extensão, bem como possuir um maior número de professores mestres, doutores e contratados em tempo integral.

O mérito alcançado pelo UNIPTAN é um tributo à qualidade do ensino que entrega aos seus alunos, comprovado pelo MEC, que avaliou corpo docente, o projeto pedagógico e a estrutura física da Instituição.

Para o diretor de ensino, pesquisa e extensão do IPTAN, Heberth Paulo de Souza, o UNIPTAN abre um novo ciclo histórico na Instituição - "A mudança do IPTAN para a categoria de Centro Universitário é um marco histórico não só para a Instituição, mas também para toda a comunidade acadêmica, a nossa cidade e toda a região. Primeiro, porque essa conquista vem consagrar o nosso trabalho após uma avaliação rigorosa feita pelos órgãos que regulamentam a educação superior no país, e abre novos horizontes no âmbito do ensino, da pesquisa científica e da extensão à comunidade, com a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação, novas prestações de serviços sociais, mais fomento à pesquisa, à inovação tecnológica, ao empreendedorismo e outros. Tudo isso, sem mencionar os ganhos indiretos para a Instituição e para São João del-Rei, em termos de credibilidade e confiança frente aos organismos nacionais e internacionais".

Para o Diretor Geral do UNIPTAN, Ricardo Assunção Viegas, o dia de hoje é um marco na história da Instituição. – “O UNIPTAN é fruto do reconhecimento por parte do Ministério da Educação de que o trabalho que vem sendo desenvolvido nesses últimos anos é um trabalho de altíssima qualidade. Passamos a ter autonomia universitária. É uma mudança muito grande de status que nos coloca diante de um desafio maior em termos de pesquisa e extensão. Estamos celebrando essa conquista que é das mais relevantes já vividas em nossa história. Sabemos que a partir de agora toda a equipe do UNIPTAN terá novas responsabilidades e novos desafios. Para os alunos, funcionários e colaboradores este é um dia muito especial. Recebemos essa notícia com muita satisfação e responsabilidade"- afirma.

O UNIPTAN, parabeniza toda sua comunidade acadêmica, gestores, professores, funcionários, colaboradores e alunos, por essa grande conquista que garante ainda mais credibilidade e torna o UNIPTAN uma das referências do Ensino Superior no país .

Tags

CENTRO UNIVERSITÁRIO IPTAN MEC