SERVIÇOS ONLINE

Produção Científica no IPTAN


No IPTAN, os resultados dos projetos desenvolvidos por bolsistas dos programas PIBIC/FAPEMIG e BIC-JR/FAPEMIG são apresentados anualmente em evento científico. Durante os anos de 2008 a 2015 foi realizado o Seminário Anual de Iniciação Científica.

No evento, os resultados alcançados com os projetos de pesquisa coordenados por docentes do IPTAN foram apresentados a uma Comissão de Avaliação formada por professores mestres e doutores da própria instituição e de outras instituições de ensino superior. As apresentações ocorreram nas modalidades: comunicações orais por bolsistas do programa PIBIC/FAPEMIG e exposição de painéis por bolsistas dos Programas PIBIC/FAPEMIG e PIBIC-JR/FAPEMIG.

Em 2016, para atender as demandas da comunidade acadêmica do IPTAN, o evento foi ampliado, permitindo inscrições de alunos de graduação que participam, como bolsista ou voluntário, de projetos de pesquisa (concluídos ou em execução) orientados por docentes de instituições de ensino superior. Dessa forma, em 2016 o evento de divulgação dos resultados de pesquisa passou a ser denominado Congresso de Pesquisa e Extensão do IPTAN.

Essa mudança abriu o evento à participação de alunos de graduação não-bolsistas do IPTAN e também da comunidade acadêmica da região, favorecendo o intercâmbio do conhecimento científico por meio da troca de experiências de pesquisas entre instituições de ensino superior.

O I Congresso de Pesquisa e Extensão do IPTAN foi realizado nos dia 18 e 19 de outubro nas instalações do IPTAN e contou com a apresentação de mais de 50 trabalhos de pesquisa e extensão, que incluiu trabalhos realizados por bolsistas dos programas PIBIC/FAPEMIG e BIC-JR/FAPEMIG do IPTAN no ano de 2015, trabalhos realizados por alunos voluntários de Iniciação Científica e também trabalhos desenvolvidos por alunos de instituições de ensino superior local.

No Congresso, os trabalhos foram apresentados a uma Comissão de Avaliação formada por docentes mestres e doutores do IPTAN e de instituições de ensino superior local.